Entenda mais sobre isso!
A “Lista Negra” do Banco Central é o conjunto de informações de pessoas físicas e
jurídicas que possuem irregularidades ou restrições junto ao sistema financeiro e
consiste no Extrato do Registro de Informações do Banco Central – Registrato,
alimentado pelos bancos, que possuem a obrigação de atualizar os dados de seus
clientes, sendo gerida pelo Banco Central.
O Registrato é composto pelo Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS),
que mostra todos os bancos que a pessoa física ou jurídica tenha vínculo, como
conta corrente, aplicações e poupança e pelo Sistema de Informações de Crédito
(SCR), que detalha todos os empréstimos financiamentos e outras modalidades de
crédito, acima de R$ 200,00, realizados com instituições financeiras, sendo que o
acesso às informações remete aos últimos 24 meses.
Esse cadastro do SCR muitas vezes é ilegal, pois o banco simplesmente lança o
que entende como prejuízo como, por exemplo, quando concede um desconto para
acordo de quitação, independente de uma decisão judicial, sem que haja a ampla
defesa do cliente.
O objetivo do repasse dessas informações é garantir e preservar a estabilidade do
sistema financeiro, evitando um colapso bancário, todavia, na prática, os bancos
usam esse sistema de informações financeiras para consultar o histórico de
pagamento de seus clientes e, com base nisso, decidir se irão conceder o crédito,
ou não.
As ações indenizatórias vêm crescendo porque por erro dos bancos, muitas vezes,
as dívidas já quitadas, como empréstimos, cheque especial, cartão de crédito e
financiamento de veículos, permanecem nesse registro, causando transtornos na
vida do consumidor, que passam a ter dificuldades para conseguir novas linhas de
crédito.
É possível realizar a consulta de seu nome no Registrato e, uma vez constatado
equívoco na informação, buscar ajuda especializada para resolver seu problema.